Poucos benefícios nas tarefas agendadas manualmente

As tarefas agendadas manualmente podem ter dependências. Quando você define as dependências, pela primeira vez o Microsoft Project fará o ajuste, porém nas alterações seguintes das antecessoras, você notará que o MS Project não realizará tal ajuste.

figura1

Note na figura acima que o software ajustou a data de início da Tarefa B, a partir da Tarefa A.

Quando modificamos por exemplo, a duração da Tarefa A para 4 dias, você perceberá uma linha vermelha ondulada na Data de Término da Tarefa B. Portanto, quando a tarefa agendada manualmente viola uma dependência, o Project irá informar, porém não irá ajustar.

figura2

Ao modificarmos a duração da Tarefa A para 1 dia, ou seja, terminando antes do previsto, você notará um sublinhado verde na Data de Término da Tarefa B.

figura3

Para resolver temporariamente este problema, você deve selecionar a Tarefa B, clicar na Guia Tarefa e no botão “Respeitar Vínculo”. Você terá que fazer isto todas as vezes que as datas forem sublinhadas.

figura4

Caso, você opte por uma solução definitiva, você pode alterar o Modo da Tarefa, clicando na Guia Tarefas, e no botão Agendamento Automático.

figura5
Você pode configurar o Microsoft Project, para que as novas tarefas sejam agendadas de forma automática em todos novos projetos.

Vídeo associado a este artigo:

Marido da Priscila e pai do Joaquim. Gosto muito de morar em Vila Velha. Sou Servidor público efetivo no Governo do Estado do Espírito Santo, tendo participado de grandes projetos estruturantes ligados a saneamento e obras públicas. Também dou aulas de Gerenciamento de Projetos e Planejamento Estratégico na Escola de Governo (ESESP) e em algumas faculdades. Atuo como coach nos diversos órgãos públicos e autarquias. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos, além das certificações, CSM, CSPO, CSP-SM, CSP-PO, PSM I, KMP I, Scrum@Sacle Practitioner, MGT 3.0.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *