10 coisas que os melhores speakers NUNCA falam

Embora seja muito difícil ganhar a audiência imediatamente, você como um speaker pode perdê-la em alguns poucos minutos de sua apresentação.

Para me certificar que você não irá perder a sua audiência eu perguntei a Boris Veldhuijzen van Zanten, orador talentoso, fundador da TwitterCounter e da The Next Web, algumas coisas que você nunca deve dizer durante suas apresentações.

Aqui está o que o Boris acha que você nunca deve dizer:

1. Estou me adaptando ao fuso horário / estou cansado / estou de ressaca.

Não tenho certeza da origem deste dado, mas uma em cada cinco apresentações em qualquer que seja a conferência começa com uma desculpa: “Só fui convidado ontem”, ou “Estou realmente cansado da minha viagem”, ou alguma outra desculpa esfarrapada que o público não quer ouvir.

Nós, o público, queremos o seu melhor. Se você se sente um derrotado, e não puder dar o seu melhor, talvez você devesse ter cancelado. Tome um energético, beba um café expresso e manda ver!

2. Vocês podem me ouvir? Sim, nós podemos!

Está é a maneira que muitas pessoas começam a sua fala. Dão três batidas no microfone e um grito, “Vocês aí na parte de trás estão me ouvindo bem?, e em seguida sorri desculpando-se quando fica claro que, sim todo mundo pode ouvir, mas ninguém levanta a mão.

Não é sua responsabilidade verificar o áudio. Há pessoas para isto. (É se não houver, teste o volume antes de começar, sem a plateia presente)

Mas se você falar ao microfone e tiver a impressão que o microfone não está funcionando, relaxe, conte até três e tente novamente. Se você ainda achar que está sem som, caminhe calmamente até a beira do palco e discretamente peça ao moderador para verificar para você.

Durante este momento, sorria e olhe confiante para o público. Assuma que tudo está funcionando até que provem o contrário. Por último fique calmo e espere uma correção.

3. Eu não posso ver vocês, as luzes estão muito brilhantes.

Sim, quando você está no palco as luzes são quentes e brilhantes, será difícil mesmo ver o público. Mas eles não têm que saber isso.

Basta você olhar para o escuro, sorrir e agir como se estivesse em casa. Sinta-se livre para caminhar para a plateia se você quiser vê-los de perto.

Não fique de olhos fechados para o público, peça educadamente para a pessoa da luz, para ascendê-las quando quiser contar os braços levantados ao fazer uma pergunta, ou avise com antecedência quando você vai precisar que as luzes sejam acesas.

4. Eu vou voltar nisto mais tarde.

Se você encarar uma plateia ansiosa para aprender e interagir, agarre esta oportunidade e se divirta com isso. Se você tem uma pergunta que será respondida nos slides seguintes, pule direto pra ele.

Se você tem alguém corajoso para levantar a mão e fazer uma pergunta, cumprimente-o e convide o resto do público para fazer o mesmo. Não atrase as coisas.

5. Vocês conseguem ler isso?

A regra comum é fazer com que o tamanho da fonte dos seus slides seja dois vezes maior que a idade média da audiência. Sim, isto significa que se você espera uma plateia com idade média de 40, você está preso a um tamanho de fonte 80. Você não será capaz de inserir muito texto em seus slides, o que é ótimo e nos leva ao próximo ponto.

6. Deixe-me ler isto em voz alta para vocês.

Nunca, jamais, nunca em um milhão de anos adicione muito texto em um slide que as pessoas vão gastar tempo lendo. E se você colocar muito texto, tenha a maldita certeza que você não lerá em voz alta para eles.

A melhor maneira de perder a atenção do seu público é adicionar texto aos slides. Aqui está o que acontece quando você tem mais de 4 palavras em um slide: as pessoas começam a ler, e o que acontece quando eles começam a ler? Eles param de ouvir você.

Utilize títulos pequenos, e memorize os textos que você quer que a audiência leia. Caso você precise incluir uma citação realmente incrível de três linhas, anuncie que todos devem ler a citação, e fique quieto por seis ou dez segundos para que todos possam de fato ler.

7. Desligue seu telefone, notebook e o seu tablet.

Era uma vez quando você podia pedir a sua audiência para desligar os seus equipamentos eletrônicos. Hoje não mais. Agora as pessoas tweetam coisas incríveis e tomam notas nos seus ipads. Ou eles jogam paciência ou checam seu facebook.

Você pode pedir ao público para colocar o telefone no modo silencioso, mas você deve ter a certeza que sua fala é tão inspiradora que levará seu público a fecharem os notebooks, porque eles não querem perder um segundo. Exigir atenção não funciona. Ganhe ao invés disso.

8. Você não precisa escrever nada ou tirar fotos, a apresentação será disponibilizada mais tarde.

Muito legal que você vai fazer o upload da sua apresentação mais tarde. Mas se é uma boa apresentação não terá muitas palavras (ver ponto 4) e não será de muita utilidade para o público.

Para muitas pessoas, o ato de escrever é uma maneira fácil de memorizar algo. Em suma, permita que as pessoas façam o que quiserem durante suas apresentações.

9. Deixe-me responder a esta pergunta

Claro que é impressionante você responder a uma pergunta imediatamente, mas você precisa fazer alguma coisa em primeiro lugar. Muitas vezes, a pergunta de um membro da audiência está clara para você, mas não para o resto do público.
Então, por favor, diga: “Vou repetir esta pergunta primeiro para que todos possam ouvi-la”, e então respondê-la. Além disto, quando você adquire o hábito de repetir a pergunta, isto lhe dá mais um pouco de tempo para pensar em uma resposta incrível.

10. Vou ser breve

Esta é uma promessa que ninguém mantém, mas um monte de apresentações começa desta maneira. O público realmente não se importa se você vai ser breve ou não. Eles investiram o tempo e apenas querem ser informados ou inspirados. Então diga: “Esta apresentação vai mudar a sua vida”, ou “Esta apresentação está prevista para 30 minutos, mas vou fazê-la em 25 para que você possa sair e tomar um café mais cedo que o esperado”

Então tudo que você tem que fazer e manter esta promessa, o que me leva ao último ponto.

Dica bônus: “O que? Meu tempo já acabou? Mas eu tenho mais 23 slides!”

Se você vir despreparado e precisar de mais tempo que o permitido, você estragou tudo. Você deve praticar a sua apresentação e fazê-la “caber” dentro do prazo estipulado. Melhor ainda, termine cinco minutos mais cedo para perguntar se alguém tem perguntas a fazer. Se não fizerem, convide-os para o café para fala diretamente com o público. A audiência irá agradecê-lo pelos 5 minutos.

Conclusão: Venha preparado, seja você mesmo e seja profissional. A audiência irá adorar você se for claro, sério e por não desperdiçar seu tempo.

Tradução: Rodrigo Zambon. Texto escrito por Jeff Haden: Ten Things the Best Speakers NEVER Say.

Link para comprar o livro https://gumroad.com/l/YHadh
Texto original: https://www.linkedin.com/pulse/ten-things-best-speakers-never-say-jeff-haden

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>